O papel fundamental das escolas de ciclismo na sociedade.

Na última década as escolas de ciclismo deixaram de ser apenas clubes de formação que dispunham de treinadores especializados na modalidade, e passaram a ser instituições que preparam jovens crianças para o futuro.

Desengane-se quem pensa que nas escolas de ciclismo as crianças aprendem só a pedalar! Além do estímulo à capacidade psicomotora, do combate à obesidade infantil, do combate ao sedentarismo e do estímulo à prática da actividade física, nestas escolas as crianças aprendem desde cedo a importância dos valores sociais, a importância do trabalho em equipa, a importância de enfrentar a adversidades, a importância de ter objectivos e a satisfação em alcançá-los.

Além destes valores, a realidade actual veio dar ainda mais importância ao ciclismo e à importância de ganhar uma ligação à modalidade desde cedo. A utilização da bicicleta desempenha nos dias de hoje um papel fundamental no que diz respeito às preocupações ambientais e à sustentabilidade do planeta. Com a mudança de rotinas e comportamentos no que diz respeito à mobilidade urbana, podemos conseguir benefícios de extrema importância para a sobrevivência dos ecossistemas. O que vai impedir estas crianças de se deslocarem para a escola de bicicleta? Ou para o trabalho na idade adulta?

Nas escolas de ciclismo não estamos focados em formar os futuros vencedores da Volta à França, mas sim em formar os adultos do futuro, transmitindo-lhes valores e ensinamentos que um dia serão úteis na sua vida pessoal, profissional e social.

As nossas escolas, além de escolas de ciclismo, são acima de tudo “Escolas para a Vida”.

Andreia Dias
Diretora do Ciclismo Juvenil da ARCV
Contactos

A Associação

Redes Sociais

Mais Informações

Associação Regional de Ciclismo de Viseu

Rua de S. Francisco Nº 3, S. Martinho de Orgens, 3500 Viseu

Portugal

​​WhatsApp: +351 937 830 918​

​E-mail: direcao.aciclismoviseu@gmail.com